Games
CEO da Rockstar Games acredita que IA não roubará empregos na indústria de games
A visão de CEO da Rockstar Games Strauss Zelnick sobre a inteligência artificial
Strauss Zelnick, CEO da Rockstar Games criadora do jogo mais esperado dos ultimos tempos GTA 6, falou recentemente sobre o impacto da inteligência artificial (IA) na indústria de games. Durante uma conferência de tecnologia, Zelnick comentou que a IA generativa pode ser uma ferramenta eficiente para realizar diversas tarefas, permitindo que os trabalhadores concentrem suas habilidades em outras áreas mais complexas e demoradas. Ele enfatizou que não acredita que a IA vá eliminar empregos, chamando essa ideia de “loucura”. Segundo ele, a IA mudará a natureza do trabalho na indústria, o que pode ser positivo.
Atração para novas gerações
Outro ponto de vista interessante vem de um executivo do PlayStation, que destacou que a IA é especialmente atraente para as gerações Z e Alpha. Esses jogadores mais jovens buscam cada vez mais personalização em seus jogos, algo que a inteligência artificial pode proporcionar de maneira eficiente e inovadora.
Preocupações dos profissionais da indústria
Nem todos na indústria compartilham do otimismo em relação à IA. Doug Cockle, dublador de The Witcher, expressou preocupação e frustração com o uso crescente da IA nos games. Ele considera essa tendência “inevitável”, mas também “perigosa”. A CD Projekt Red, por exemplo, utilizou IA para substituir um dublador falecido, com a permissão da família, em um de seus jogos.
A Embark Studios, desenvolvedora do popular FPS The Finals, foi criticada por usar dublagens de IA. A empresa afirmou ao IGN que não pretende fazer jogos sem atores, mas sim combinar vozes gravadas com áudio gerado por IA.
Reações na comunidade de dublagem
A comunidade de dubladores de videogame também tem se manifestado contra o uso de IA. Victoria Atkin, dubladora de Assassin’s Creed Syndicate, comparou os mods de IA a um “inimigo invisível”. Paul Eiding, conhecido por seu trabalho em Metal Gear Solid, também condenou o uso da ferramenta, após descobrir que sua voz foi usada sem permissão por softwares de clonagem.
Reflexões finais
A discussão sobre o impacto da IA na indústria de games está longe de ser concluída. Enquanto alguns, como o CEO da Rockstar Games, veem na IA uma ferramenta para melhorar a eficiência e liberar os trabalhadores para tarefas mais criativas, outros, principalmente dentro da comunidade de dubladores, enxergam riscos e desafios significativos. O futuro dirá como a indústria irá equilibrar essas perspectivas para continuar inovando sem comprometer a integridade e os empregos dos profissionais envolvidos, Enquanto isso, os fãs aguardam ansiosos para descobrir se a ferramenta será utilizada no aguardado game Grand Theft Auto VI.
Confira Também:
O que é eSports e quais os principais jogos digitais?
Gosta do Portal do Vicio? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. também faça parte da discussão no Facebook e X (Twitter)!
