Siga nos nas Redes Sociais

Tecnologia

Comparação entre PS5 e PS3: Design, Tamanho, Portas e Construção

Uma viagem no tempo pelos designs e detalhes: PS5 vs. PS3, uma comparação que revela as diferenças marcantes entre os clássicos da Sony.

Juliano

Data da Publicação:

em


Comparação entre PS5 e PS3: Design, Tamanho, Portas e Construção

Antes mesmo do lançamento do PS5, tivemos o lendário PS3. Ele fez sua estreia na E3 de 2005, deixando todos boquiabertos por várias razões. Em comparação com os designs mais caixa do PlayStation e do PlayStation 2, o PlayStation 3 optou por algo diferente.

Era mais curvilíneo, maior e com tecnologia mais avançada do que qualquer console anterior da Sony, uma declaração audaciosa na época. Infelizmente, o alto preço um ano depois seria sua ruína. Essa versão do PS3 não conseguiu se livrar de um estigma negativo, forçando a Sony a quase redesenhar completamente o PS3 em 2009.

No entanto, boas lembranças persistem. O PlayStation 3 original é, na verdade, um console bonito de se admirar, e muitos de seus recursos mais impressionantes seriam retirados nos modelos subsequentes e até mesmo no PS4.  Até o lançamento do PS5, o PS3 original foi o maior console de lançamento já lançado pela Sony.

Diferenças em Materiais e Design

Comparação entre PS5 e PS3: Design, Tamanho, Portas e Construção

A filosofia de design do PlayStation de 2005-6 é diferente da de 2020. Além da grande diferença de altura, houve uma mudança total no estilo de materiais usados e na marca.

Enquanto o PS5 tem um acabamento branco fosco em ambos os lados, o PS3 opta pelo preto brilhante. Com exceção do modelo de lançamento de 20 GB, todos os modelos originais do PS3 tinham um toque de cromo para dar um aspecto mais premium ao console.

Como qualquer pessoa que possuiu ou ainda possui uma unidade de PlayStation 3 original sabe, esse tipo de acabamento atrai impressões digitais. Enquanto as aletas brancas do PS5 podem eventualmente começar a acumular sujeira ao longo do tempo, o brilho preto do PS3 mostra impressões digitais e poeira quase imediatamente. Seu PlayStation 3 precisa de mais limpeza para se manter bonito e brilhante.

E então temos o logotipo. No início dos anos 2000, a Sony estava dominada pelo sucesso da trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi. Muito antes do Universo Cinematográfico da Marvel reivindicar a supremacia na indústria cinematográfica, o Homem-Aranha era a série de filmes de super-heróis de maior sucesso em décadas.

Não é de surpreender que a Sony tenha decidido incorporar aquele design icônico em seu console. Infelizmente, a franquia desmoronou após Homem-Aranha 3, e a Sony acabou reformulando o logotipo do PS3.

Ainda assim, é um lembrete elegante do que veio antes e contrasta diretamente com o design minimalista do PlayStation 5. O PS5 não soletra seu nome nem mesmo o logotipo do PS5. Tudo o que está lá é o icônico símbolo do PlayStation.

Frente Movimentada vs. Frente Minimalista

Comparação entre PS5 e PS3: Design, Tamanho, Portas e Construção

Olhando de frente, é surpreendente ver que ambos os consoles têm quase a mesma espessura. É aqui que o PlayStation 5 revela seu centro preto brilhante, embora as aletas brancas ajudem a protegê-lo contra impressões digitais.

Comparado ao PlayStation 3, o PS5 é minimalista em relação às cores, botões de energia e ejeção, unidade UHD Blu-ray e portas USB (voltaremos a isso em breve). As aberturas são perceptíveis, mas não tão proeminentes quanto as do PS3.

A frente do PS3 é mais movimentada, mas com um toque premium. O acabamento cromado na unidade de Blu-ray é um toque agradável, e todas as quatro portas USB estão na parte frontal para facilitar o uso. Há até um símbolo colorido do PlayStation que pode ser orientado para diferentes posições, dependendo se o console está de pé ou deitado. Também há muitas e muitas aberturas na frente e na parte inferior do console.

Portas, Portas e Mais Portas

Comparação entre PS5 e PS3: Design, Tamanho, Portas e Construção

A Sony se esforçou ao máximo para fazer do PS3 a máquina multimídia definitiva, o que significava incluir portas para quase tudo imaginável. Havia também um slot CF, um leitor de cartão microSD e um slot para memory stick, além de quatro portas USB. Essas portas e leitores extras estavam todos escondidos sob uma tampa que muitos usuários talvez nunca tenham aberto. Como tal, todas as três e duas portas USB foram eliminadas em modelos futuros.

Na parte frontal, também é possível ver os botões sensíveis ao toque Power e Eject. Tudo o que era necessário era um toque para ligar o seu PlayStation 3 ou ejetar um disco. A Sony mais tarde os removeu em favor de botões físicos em modelos futuros.

O PlayStation 5 apresenta uma frente dramaticamente mais simples e elegante. Além dos botões físicos de energia e ejeção, a frente do PS5 inclui duas portas USB, uma porta USB Tipo-A de alta velocidade e uma porta USB Tipo-C Super-Speed de 10 Gbps. Sem dúvida, é mais limpo de se olhar em comparação com seu antecessor.

Lado a Lado

Comparação entre PS5 e PS3: Design, Tamanho, Portas e Construção

O PS3 chegou ao fim de uma era. Com a alta definição no horizonte, o PlayStation 3 original veio equipado para lidar tanto com a nova era quanto com a era SD que estava se despedindo. A porta AV Multi OUT permitia que os usuários conectassem o PS3 a TVs mais antigas.

Enquanto isso, a porta HDMI podia ser usada com as novas HDTVs. O PS3 também vinha com uma porta Digital Out Optical e um botão de energia principal dedicado, ambos ausentes no PS5.

Comparação entre PS5 e PS3: Design, Tamanho, Portas e Construção

Ambos os consoles incluem portas LAN para conexões de internet com fio. O PlayStation 5 também suporta HDMI, incluindo o novo padrão 2.1. Como o resto da unidade, a parte de trás do PS5 é muito minimalista. Há uma porta de alimentação e as duas portas USB restantes (ambas são USB Tipo-A Super-Speed de 10 Gbps). Ambos os consoles possuem muita ventilação.

A filosofia de design da Sony certamente mudou mais de uma década após o lançamento do PlayStation 3. A Sony buscou criar um dispositivo de entretenimento com aparência premium com todos os sinos e assobios naquela época.

Com o conhecimento de hoje, é fácil apreciar a aparência e a sensação do modelo original do PS3. Suas curvas brilhantes, acabamento cromado e logotipo do Homem-Aranha não são coisas que vemos mais. Em 2006, no entanto, tudo isso veio com um preço que era alto demais para os consumidores engolirem. Com esse conhecimento, é fácil entender por que a Sony mudou de rumo com o PS3 Slim.

Em suma, o PlayStation 5 segue a abordagem minimalista de design de hoje. É simples e elegante, apesar de sua altura impressionante e protuberância para a unidade UHD Blu-ray (um problema que não está presente na Edição Digital).

No final das contas, ambos os consoles têm aparências únicas que certamente atrairão os consumidores depois que encontrarem maneiras de colocá-los em suas salas de entretenimento. Afinal, esses são os maiores consoles de lançamento que a Sony já fez.

Confira também: PS5 está prestes a Superar o PS2 como o Maior Sucesso de Vendas da Sony

Gosta do Portal do Vicio? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.  também faça parte da discussão no Facebook X (Twitter)!

Juliano Coração é um renomado especialista em futebol e analista esportivo, conhecido por sua habilidade em fornecer análises detalhadas e atualizadas sobre eventos do futebol. Com uma carreira consolidada em jornalismo esportivo, Juliano combina seu amor pelo esporte com uma profunda compreensão das dinâmicas do futebol.

Deixe seu comentário Clique aqui para comentar ou ver os comentários!

Siga nos no Google News

Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações das Últimas Notícias por e-mail.

Últimas Noticias GTA VI

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]