Cinema
Processo Acusa Disney de Retenção de Milhões de Dólares de Financiador de ‘Avatar’

A Disney está sendo acusada de reter centenas de milhões de dólares do financiador da sequência de “Avatar“. O financiador de Hollywood, TSG Entertainment, está processando a Disney por quebra de contrato.
A ação movida na terça-feira no Tribunal Superior de Los Angeles alega que a Disney e seu estúdio, o 20th Century Fox, cometeram várias transgressões, incluindo retenção de lucros e acordos para impulsionar suas plataformas de streaming e o preço das ações. Isso teria privado a TSG de dinheiro para investir em filmes individuais e em seus esforços para vender suas participações em outros filmes, afirma o processo.
A TSG co-financia os custos de produção e marketing de filmes em troca de uma parcela das receitas brutas definidas após o lançamento do filme. O grupo ajudou a co-financiar cerca de 140 filmes produzidos pelo 20th Century Fox, que a Disney adquiriu em 2019, incluindo “Avatar: O Caminho da Água“. No total, a empresa afirma ter investido cerca de US$ 3,3 bilhões no conteúdo do estúdio desde 2012.
TSG Acusa Disney de Manobras Contábeis e Retenção de Receitas
A TSG alega ter notado uma queda nos lucros e solicitou uma auditoria de uma amostra de três filmes que financiou para o 20th Century Fox. Eles alegam ter encontrado “autonegociação generalizada” e “truques contábeis” nos livros e terem sido subpagos em pelo menos US$ 40 milhões.
Alega-se que a TSG descobriu que não havia sido creditada com receitas que deveria ter recebido e que foram cobrados milhões de dólares em taxas de distribuição que não faziam parte do acordo de participação nas receitas com o estúdio.
Além disso, a TSG alega que o acordo da Disney em 2021 com a Warner Bros. Discovery, que renunciou à exclusividade para o canal premium HBO e o serviço de streaming Max em troca de taxas de licença menores, afetou diretamente os lucros potenciais da TSG.
A TSG também afirmou que, ao tentar exercer seu direito de vender sua participação em outros filmes que havia financiado de volta para a Disney ou um terceiro, foi negado. Como resultado, a TSG afirma não ter recursos financeiros para investir mais em filmes individuais, como “Avatar: O Caminho da Água“.
O Wall Street Journal foi o primeiro a noticiar o processo.
Confira também: Disney afirma que irá diminuir o orçamento dos filmes e séries da Marvel
Gosta do Portal do Vicio? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. também faça parte da discussão no Facebook!
