Tecnologia
Windows 11 | Atualização de julho pode ser a solução para os problemas de stuttering
A Microsoft finalmente alcançou o fato de que temos mouses gaming de 1.000Hz desde 2005.
A Microsoft lançou a atualização de julho de 2023 para o Windows 11 na semana passada e, juntamente com a opção de exibir segundos no relógio da barra de tarefas e a tecla PrtSc abrindo a Ferramenta de Recorte por padrão, há uma outra melhoria importante a ser destacada: redução do stuttering (gagueira) durante os jogos.
Um desenvolvedor da Microsoft, em conversa com o Windows Latest, afirmou que a atualização foi parcialmente projetada para reduzir qualquer stuttering associado anteriormente a mouses gaming com taxa de resposta alta.
“Alguns de vocês verão uma melhor performance nos jogos com a atualização de julho de 2023. Essa [Atualização de Julho de 2023] melhora o desempenho quando você usa um mouse com uma alta taxa de resposta para gaming”, cita-se o engenheiro.
O problema aparentemente surge devido à grande quantidade de concorrência na pilha de entrada do Windows. Com uma infinidade de processos em segundo plano causados pelos inúmeros dispositivos que nós, jogadores, geralmente conectamos às nossas máquinas, a demanda na pilha de entrada resulta em um alto tempo do sistema dedicado ao processamento de entrada, o que pode afetar significativamente a experiência do jogo.
Isso pode se manifestar como stuttering frequente, independentemente da potência real do seu hardware.
Quando você tem um mouse com DPI alto e taxa de resposta de 1.000Hz ou mais, seu PC precisa acompanhar o que seu dispositivo está fazendo 1.000 vezes por segundo, e quando também precisa lidar com diversos outros dispositivos de entrada, como outros controladores, bate-papo por voz, dispositivos de streaming, etc., o Windows pode ficar um pouco sobrecarregado.
Windows 11 corrige bug de stutteting com mouses de altos DPIs
A solução é uma otimização dentro do Windows 11 que agora leva em consideração esse tipo de mouse gaming. Considerando que temos mouses gaming com taxa de resposta de 1.000Hz desde 2005, alguns diriam que isso está um pouco atrasado, mas melhor tarde do que nunca, eu suponho.
Essa otimização foi relatada pela primeira vez em uma postagem no blog do Windows Developer em maio, com a explicação de que o objetivo era “reduzir a quantidade de tempo de processamento necessário para lidar com as solicitações de entrada, controlando e agrupando ou combinando os ouvintes brutos de mouse em segundo plano e limitando sua taxa de mensagens”.
“Antes dessas mudanças”, continua a postagem, “observamos em um Surface Laptop Studio com um mouse de 1.000 Hz, um conjunto de testes de ouvintes em segundo plano e jogos populares que havia um stuttering significativo. Após as melhorias, na mesma configuração, agora oferecemos uma experiência de jogo suave e ininterrupta e preservamos a experiência de entrada de baixa latência e alta precisão nos jogos, ao mesmo tempo que mantemos a eficiência da entrada para os ouvintes em segundo plano!”
Portanto, se você estiver enfrentando stuttering frequente no seu PC de gaming, há uma chance de que uma simples atualização do Windows possa corrigir isso para você e para o seu mouse gaming de alto desempenho. A atualização em questão é a KB5028185 do Windows 11 e deve estar disponível na tela de atualização do Windows agora.
Confira também: Intel pode superar orçamento da AMD no mercado de CPU
Gosta do Portal do Vicio? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. também faça parte da discussão no Facebook!
Fonte: PC Gamer
